A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) realizou, na ultima quinta-feira (15), a Reunião de Avaliação do Plano Estadual de Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo na Bahia, sob a coordenação do Grupo Técnico de Doenças Exantematicas da Coordenação de Imunização e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.
A reunião contou a participação das referências técnicas de Imunização, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica dos Núcleos Regionais de Saúde, com transmissão on-line para os municípios baianos. A representante da CGVDI/Ministério da Saúde, Maria Isabel Lopes, atualizou o cenário internacional do Sarampo e Rubéola, apresentando as atividades previstas no processo de reverificação da eliminação do Sarampo no país.
Pelo Grupo Técnico de Doenças Exantemáticas/Divep, foi apresentada a análise de risco de dispersão viral no Estado da Bahia, frente a um possível caso importado de sarampo e avaliadas pelo Lacen, Dab e Civedi, as atividades desenvolvidas nas linhas de ação para fortalecimento da Vigilância Epidemiológica e Laboratorial do Sarampo e rubéola, bem como as ações desenvolvidas pelo estado da Bahia para garantia do acesso universal à vacinação.
Ao final da reunião, foram apresentados os resultados do questionário de avaliação das ações para eliminação do Sarampo, desenvolvidas pelos municípios baianos. Do total dos 417 municípios, 384 responderam ao questionário.