A necessidade de políticas públicas que contribuam para o acesso das mulheres à educação e ao mercado de trabalho pautou um painel segundo publicou a colunista Paula Martini, do jornal Valor, que uniu passado e presente no segundo dia de Festival LED – Luz na Educação. A engenheira química Christina Xavier e a professora de português Regina Luz participaram, neste sábado, de um debate sobre o protagonismo feminino.
Além de profissionais de destaque em suas áreas, elas são mães das atrizes Luana Xavier e Larissa Luz, que na última edição do LED falaram da importância das mães em suas trajetórias profissionais. Na conversa mediada pela jornalista Poliana Abritta, Christina Xavier disse que o papel da mulher como “multitarefas” é um desafio até os dias de hoje.
Filha da também atriz Chica Xavier, ela contou que a família sempre valorizou a educação e disse que ter uma rede de apoio foi um diferencial para que ela pudesse continuar os estudos e a trajetória profissional.
“Minha mãe deu conselho a mim e a minha irmã que tínhamos que ser independentes. Não sermos ricos, mas sermos independentes. O estudo, a educação, o conhecimento e a informação é que dariam essa arma para gente. Sendo que nós pretos tínhamos que batalhar muito mais.”
Para Regina Luz, a divisão do tempo entre homens e mulheres é desigual na nossa sociedade. Ela defendeu que é preciso criar mais políticas públicas que auxiliem as mães em suas responsabilidades. “Temos algumas, mas é muito pouco.”
Luz disse ainda conforme Paula Martini, do Valor, que as mudanças no comportamento masculino em relação aos cuidados com a casa e a família são resultado das transformações do tempo. Para ela, no entanto, a participação masculina nas tarefas domésticas ainda está muito aquém do necessário para garantir o bem-estar das mulheres. “A mãe se desdobra, perde a saúde e a liberdade. Porque sem saúde ninguém consegue ser livre. E isso é injusto”.
O Festival Led – Luz na Educação acontece entre os dias 16 e 17 de junho no Museu do Amanhã e no MAR, no Rio de Janeiro. O evento é realizado pela Globo e Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo.