O município de Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano, está preparada para celebrar os 172 anos do poeta Castro Alves – o filho ilustre da cidade – na data de seu aniversário: 14 de março.
As comemorações começaram no último sábado (9) quando foram realizados o 18ª Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e o 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves. Estes festivais são gratuitos e reúnem participantes da cidade e de toda a região, anualmente, no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), local onde nasceu o poeta baiano em 1847. A premiação dos festivais faz parte das atividades e homenagens que a cidade e o PHCA promovem para o poeta Castro Alves.
Nesta quinta-feira (14), além das atividades solenes realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, a programação (veja completa abaixo) retorna ao PHCA para as premiações dos concursos (quando os cinco primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente às 11h) e atrações culturais diversas, como a abertura da exposição temporária ‘Aurora’ do artista visual Denissena, às 10h; apresentação cultural do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu, às 10h30; apresentação do Grupo de Samba de Roda de Dona Dalva, de Cachoeira, às 14h. Em 15/3, as comemorações seguem às 20h com o espetáculo “Se pisar no meu pé eu grito!”, da Companhia Desabafo Teatral da cidade de Cruz das Almas (texto e direção de Hildebrando Sena). Depois, às 21h, acontece uma roda de diálogo com o elenco e a direção sobre as temáticas abordadas.
O evento
Uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) – já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro, entre outros.
A responsável pela Dimus, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.
A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades diversas.
“A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. As outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. No parque desenvolvemos cursos, oficinas, palestras, ou seja, o público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes e que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade. Travamos uma batalha para manter viva a obra de Castro Alves para que a nova geração conheça seus escritos e compreenda a atualidade de sua obra”, ressalta Diogenisa Oliva, coordenadora do PHCA.
Programação:
Dia 09/03
13h – 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves e 18º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves.
Dia 14/03
05h – Alvorada.
07h – Missa Festiva em homenagem ao Poeta Castro Alves (Igreja São João Batista).
08h – Abertura da Feira Cultural da Secretaria de Educação de Cabaceiras do Paraguaçu (Praça Castro Alves).
09h – Chegada do 1º Passeio Ciclístico em homenagem ao Poeta Castro Alves (Praça Castro Alves).
9h30 – Maratona do Poeta (Praça Castro Alves).
10h – Abertura da exposição temporária “Aurora” – Artista visual Denissena (PHCA).
10h30 – Apresentação cultural do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu (PHCA).
11h – Premiação dos vencedores do 5º Festival Infantil de Declamação de poemas e do 18º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves (PHCA).
14h – Apresentação do Grupo de Samba de Roda de Dona Dalva – Cachoeira/Ba (PHCA).
15h – Palco livre para homenagens ao Poeta (PHCA).
Dia 15/03
20h – Espetáculo “Se pisar no meu pé eu grito!”. Companhia Desabafo Teatral da cidade de Cruz das Almas/Ba. Texto e direção: Hildebrando Sena (PHCA).
21h – Roda de diálogo com o elenco e a direção sobre as temáticas abordadas.