segunda-feira 25 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Felipe Leão e amigos fazem doações para as Obras Sociais Irmã Dulce
quarta-feira 13 de março de 2019 às 10:18h

Felipe Leão e amigos fazem doações para as Obras Sociais Irmã Dulce

NOTÍCIAS


O filho do vice-governador do Estado, João Leão (PP), novamente surpreendendo pela bondade que possui. O empresário Felipe Leão, conhecido na Bahia como ‘Felipão’ se reuniu na última segunda-feira (11) com o presidente do PP de Salvador, o ex-pugilista e empresário Joca Soares, juntamente com José Augusto Maciel Torres que é cônsul do Sri Lanka no país e juntos realizaram uma doação de 3 toneladas de alimentos arrecadados para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na Avenida Dendezeiros do Bonfim no Bonfim em Salvador.

Felipe Leão e o monumento da Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nasceram no dia 26 de maio de 1959 e neste ano completam 60 anos de caridades, tendo como sua fundadora a freira baiana Irmã Dulce, conhecida como o Anjo Bom do Brasil. A instituição é fruto da trajetória de amor e serviço e da persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. As raízes da OSID datam de 1949, quando a Irmã, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.

Nossa História

Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.

Resultado de imagem para obras sociais irma dulce

Também conhecida como Complexo Roma, a sede das Obras em Salvador abriga, em seus 40 mil metros quadrados de área construída, 20 dos 21 núcleos da entidade, incluindo 954 leitos hospitalares para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. Desses núcleos, 19 apresentam atuação no campo da Saúde, a exemplo do Hospital Santo Antônio, Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. Somente no Complexo Roma são contabilizados por ano cerca de 2 milhões de atendimentos ambulatoriais – metade do volume alcançado por toda a organização no estado.

Ainda na sede das Obras Sociais, local que atende diariamente cerca de 2 mil pessoas, são realizadas por ano 12 mil cirurgias, além de 17 mil internamentos. Também em Salvador, a OSID é responsável hoje por 5% dos procedimentos ambulatoriais e 9% das internações hospitalares no município. Atualmente, mais de 4 mil profissionais trabalham na organização, sendo mais de 2 mil funcionários somente no complexo da capital baiana, local onde atuam ainda 320 médicos e 125 voluntários.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!