A Mitsubishi lançou a L200 Triton Savana 2024 no mercado brasileiro por R$ 309.990. Revelada pela primeira vez em 2004, a versão é exclusiva para o país e chega em sua quinta geração, conforme reportagem de Mauro Balhessa, da Motor Show.
Visual
O visual agrega uma dianteira redesenhada, a começar pela grade frontal, que combina as cores preto brilhante e grafite. O para-choque de impulsão em forma de bumerangue acompanha os faróis auxiliares em tom grafite, que contrasta com o preto brilhante presente no skid plate.
O capô vincado ficou mais elevado. Abaixo, o novo conjunto óptico conta com faróis em LED mais afilados e engloba faróis de neblina.
A lateral tem maçanetas pintadas em uma das quatro opções de cores de carroceria oferecidas: Amarelo Rally, Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior exibe um adesivo exclusivo 4×4 que reforça o apelo off-road da picape. As rodas em aço são de aro 17”, envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17.
A caçamba da L200 Triton Savana recebeu acabamento anti-riscos X-Liner e, também, uma caixa multifunções integrada.
L200 Triton Savana 2024 – Externas
Por dentro, a picape tem revestimento dos bancos em couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia da JBL recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.
A cor preta predomina em quase todos os acabamentos, desde as saídas de ar até o console central. Os apoios de braço receberam acabamento em black piano.
Tecnologia
De série, o modelo foi equipado com sistemas de entretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas, que pode ser integrado via Apple CarPlay e Android Auto.
A picape também foi equipada com um inclinômetro digital colocado no painel, que mostra informações sobre os ângulos de inclinação laterais, em aclive e declive, além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.
A versão também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento e câmera de ré.
O sistema de ar condicionado tem saídas colocadas no teto – os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis. Há ainda um ajuste de temperatura digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo, além de bancos com ajuste elétrico para o motorista.
Mecânica
A picape é impulsionada pelo motor 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, que oferece 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Como novidade, o conjunto agrega um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters no volante.
Tração
A L200 Triton Savana 4×4 adota exclusivo “Off-Road Mode”, um recurso que prepara a picape para encarar melhor os mais variados terrenos. São quatro opções para desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra. Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso. Outra novidade é o chamado Controle de Descida em Rampas (HDC).