sexta-feira 22 de novembro de 2024
A exposição de blindados do Corpo de Fuzileiros Navais em frente ao Hotel Copacabana Palace Foto: Marinha do Brasil
Home / NOTÍCIAS / Sem a multidão bolsonarista, comemoração do Dia da Marinha tem público esvaziado; assista
segunda-feira 12 de junho de 2023 às 06:45h

Sem a multidão bolsonarista, comemoração do Dia da Marinha tem público esvaziado; assista

NOTÍCIAS


Era o Dia da Marinha. A Força Naval programou uma exposição de blindados da Praia de Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace para começar às 8 horas deste último domingo, dia 11. E levou até a Avenida Atlântica a banda marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Mas nem de longe o público que assistiu ao evento lembrava o reunido na mesma orla por manifestações bolsonaristas, em eventos cívicos e militares durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

No 7 de setembro de 2022, por exemplo, quando a esquadra passou diante das areias da praia para um público estimado então em mais de cem mil pessoas, quase toda a extensão da orla, do hotel até o Forte de Copacabana estava tomada pelos apoiadores do ex-presidente. Desta vez, poucos cariocas prestigiaram o evento militar – a reportagem procurou a Polícia Militar do Rio de Janeiro, mas ela não divulgou estimativa de público. Tampouco a Marinha.

O esvaziamento do evento seria, em parte, consequência da reação do público bolsonarista ao que os apoiadores do ex-presidente consideram ter sido “uma traição” das Forças Armadas, que se recusaram a dar o golpe e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A banda dos fuzileitos começou a tocar às 10 horas, mas a maioria das pessoas que passava por ali seguia seu cooper matinal.

Comemora-se em 11 de junho o dia da Marinha em razão de ter sido nele que a esquadra, há 158 anos, derrotou a marinha paraguaia na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança,. No post da conta no Twitter da Marinha sobre o dia, o grau de insatisfação dos bolsonaristas mais radicais pode ser verificado pelos comentários em que a Força Naval é criticada por obedecer o atual governo.

Assista:

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!