domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Sergio Lima/AFP
Home / DESTAQUE / Rui Costa é alvo de deputados do PT que sugerem Haddad na Casa Civil; Lula rejeita
quarta-feira 7 de junho de 2023 às 11:25h

Rui Costa é alvo de deputados do PT que sugerem Haddad na Casa Civil; Lula rejeita

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Petistas estão insatisfeitos com possível restrição a fundo da União que banca servidores do DF, enquanto grupo de parlamentares de centro reclamam da articulação política.

Por razões diferentes, conforme o blog da Andréia Sadi, o ministro Rui Costa tem sido alvo de pressões e de fogo amigo na Casa Civil, principal pasta do Palácio do Planalto. Deputados do Centrão e do PT têm defendido nos bastidores a substituição dele por Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Nesse desenho, o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, iria para o comando da pasta, e não para a diretoria do Banco Central, para o qual já foi indicado pelo governo.

No caso dos parlamentares do PT, a insatisfação é com a possível redução do Fundo Constitucional, dinheiro que a União repassa ao Distrito Federal para pagar funcionários da segurança pública, por conta do novo arcabouço fiscal, projeto do governo para equilibrar as contas públicas.

Para o governo, aliás, esse é o real motivo dos ataques a Rui Costa por ter dito que Brasília é uma “ilha da fantasia” –o ministro explicou ao blog que se referia não sobre a cidade em si, mas ao núcleo de poder e à condução da política.

Já entre os integrantes do Centrão, o incômodo é com a articulação política de maneira geral, que o grupo considera ineficaz – como o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do grupo, tem manifestado.

Lula recebeu nesta semana a sugestão de troca no comando da Casa Civil, mas rejeitou. Costa é bem avaliado pelo presidente da República, que considera o ministro leal e trabalhador. Lula reiterou que Costa e Haddad ficam onde estão e Galípolo vai para o Banco Central.

Num indicativo de prestígio com o chefe, Costa acompanha Lula numa viagem a Pernambuco nesta quarta-feira (7).

Para fontes do governo ouvidas pelo blog, Lula, assim com outros presidentes, não funciona sob pressão: quanto mais pressionarem para tirar Costa, mais ele dobrará a aposta. Se fizer uma reforma ministerial, avaliam assessores, não será em meio a cobranças do Congresso.

Veja também

Ex-chefes de Estado e governo denunciam invasão à embaixada da Argentina na Venezuela

O Grupo IDEA (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas) emitiu um comunicado, neste último …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!