segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Pablo Valadares/Ag. Câmara
Home / DESTAQUE / Arthur Lira comemora arquivamento de investigação no STF: ‘Fez-se justiça’
terça-feira 6 de junho de 2023 às 17:28h

Arthur Lira comemora arquivamento de investigação no STF: ‘Fez-se justiça’

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que, nesta terça-feira (6), rejeitou e arquivou uma investigação contra o parlamentar. No Twitter, o deputado federal afirmou que “fez-se justiça”.

Lira afirmou que recebeu “com serenidade a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal de arquivar” a investigação contra ele. Na publicação, o presidente da Câmara ainda afirmou ter “a consciência tranquila de que nos 24 anos de atividade política” jamais cometeu “qualquer tipo de transgressão”.

A decisão por rejeitar a denúncia foi tomada por unanimidade pelos ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. O colegiado revisou o entendimento após a Procuradoria-Geral da República (PGR) recuar da acusação que havia feito contra o deputado sob argumento que ela se baseava apenas em uma delação premiada. Com isso, o caso foi arquivado.

O ponto central da acusação era a apreensão, ocorrida em 2012, de R$ 106 mil com Jaymerson José Gomes de Amorim, assessor da Câmara dos Deputados. Amorim tentava embarcar em um voo de São Paulo para Brasília com a quantia.

Ao apresentar a denúncia, em 2018, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o dinheiro era destinado a Lira, em troca de uma indicação na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão vinculado ao Ministério das Cidades.

Veja também

Bolsas da Europa reduzem perdas com futuros de NY no azul, mas ímpeto segue limitado

As bolsas da Europa ensaiam recuperação e reduzem perdas após um abertura negativa, em meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!