“A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deve promover a melhoria na qualidade das requalificações asfálticas com escopo na consecução de maior durabilidade e eficiência das vias objetos de intervenções relacionadas à água e esgoto”, defende o deputado estadual Dr. Diego Castro (PL), que apresentou indicação nesse sentido, encaminhada à Mesa Diretora da Casa Legislativa. O parlamentar destacou, no documento, que em todo território baiano, a Embasa realiza constantes cortes no asfalto, visando consertos na rede de água e esgoto, mas avalia que as pavimentações reparatórias realizadas são em enorme medida insatisfatórias, resultando, fundamentalmente, em ondulações e buracos nas vias.
O legislador observa ainda sobre o tempo para a conclusão dos serviços em via pública e destaca que esta situação vem se caracterizando como um problema crônico há muitos anos na maioria das cidades do Estado, impactando diretamente na mobilidade urbana e na infraestrutura dos municípios, causando acidentes e trazendo prejuízos aos moradores.
“Em Feira de Santana, por exemplo, em importante artéria que liga a zona norte ao centro da cidade, a Rua São Cristóvão, a Embasa, realizou intervenções 39 (trinta e nove) relacionadas à água/esgoto. Com efeito, a recuperação asfáltica foi feita com remendos que provocam não só uma deformação estética, mas também um desnível, castigando, assim, os veículos que trafegam na via, ocasionando acidentes e colocando em risco a segurança dos motoristas e das pessoas que transitam pela localidade”, salientou o deputado.
“Diante deste quadro, solicitamos que a empresa possa prestar um melhor serviço, melhorando a qualidade na requalificação asfáltica em suas intervenções urbanas”, finalizou o deputado.