Nove parlamentares alemães dos partidos Verde e Social Democrata enviaram nesta última segunda-feira (5) conforme revelou Lauro Jardim, do O Globo, uma carta a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) por meio da qual se manifestam contra o PL do marco temporal e pedem que o presidente do Senado garanta a proteção ambiental e indígena no Brasil.
Os signatários afirmam que estão preocupados com a aprovação do projeto na Câmara de modo que reverta “conquistas significativas” no país. No documento, o grupo cita que a preservação ambiental no Brasil é de importância global e que a Alemanha vem apoiando o combate ao desmatamento.
Escrevem os parlamentares:
“As metas de clima e biodiversidade compartilhadas, bem como os direitos indígenas e humanos, continuam sendo alvos importantes da parceria Brasil-Alemanha, que esperamos que apenas continue a crescer. Seu apoio a esse respeito é altamente valorizado”.
O posicionamento faz parte de uma articulação internacional em apoio à bancada do cocar, capitaneada por Célia Xakriabá. A deputada se reuniu na semana passada com parlamentares europeus que se comprometeram a endossar a luta contra o marco temporal fora do âmbito doméstico.
Durante a COP 27, com a presença de Sonia Guajajara, foi firmado um acordo de colaboração para buscar formas de preservar as terras tradicionais brasileiras.