O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta última segunda-feira (5) que o debate sobre o juro básico no país virou “Copa do Mundo” e que “todo mundo tem opinião” sobre o assunto. Ele ponderou, porém, que as discussões sobre o tema são importantes.
Campos Neto declarou que a inflação está apresentando melhorias, embora de forma gradual, especialmente nos núcleos, que ele enfatizou estarem experimentando uma queda “consideravelmente lenta”.
“Precisamos insistir”, afirmou Campos Neto, durante um seminário para cooperativas realizado em Guaxupé (MG). Ele também mencionou que as expectativas de inflação a longo prazo permanecem elevadas.
“O BC tem a vantagem de estar muito conectado com outros BCs do mundo. Havia o medo de haver uma grande depressão, como nunca vista antes, mas houve também uma grande coordenação. E a notícia boa é que evitamos a depressão e tivemos uma recessão não tão grande”, disse.
Além disso, ele acrescentou que houve efeitos colaterais, manifestados por uma inflação elevada e persistente em todo o mundo.