Programa itinerante de saúde do governo da Bahia a mulheres com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama
O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chegou nesta segunda-feira (11) ao município de Wanderley, localizado a 740 km de Salvador e uma população de quase 14 mil habitantes.
O programa itinerante da Secretária de Saúde do governo da Bahia realizará mamografia (exame que detecta precocemente casos de câncer de mama) em 782 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, estará estacionada na Avenida Claudino Barreto Rios, no centro, até o dia 16 de março, das 7h às 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.
O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Portanto, para as mulheres com diagnóstico positivo, os tratamentos cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico serão realizados em unidades de alta complexidade em Oncologia.