O vereador de Salvador Demetrio Oliveira (DEM) apresentou, na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (8), um projeto de indicação que prevê a criação da Unidade de Pronto Atendimento à Mulher (UPAM), exclusiva para atendimento às mulheres vítimas de violência na capital baiana. Se o projeto for aprovado, será a primeira UPA com essa finalidade no Brasil.
“Mulheres quando são violentadas, precisam de uma estrutura diferenciada no atendimento, com procedimentos, além de médicos e de enfermagem, de assistência social e psicológica. A ideia é que cada UPAM seja instalada, preferencialmente, perto de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher”, explicou Demetrio.
Salvador registrou 980 casos de violência contra mulheres somente em janeiro de 2019, segundo dados levantados junto às duas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher da capital baiana.
“É alarmante a média de um caso de agressão a mulheres a cada 45 minutos. Isso sem contar os casos que não são registrados e que sabemos que são muitos. É nosso dever pensar e agir estrategicamente para combater esses números da maneira mais incisiva possível”, pontuou.