domingo 22 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Barreiras recebe a Carreta da Saúde para combate à hanseníase
sábado 9 de março de 2019 às 11:07h

Barreiras recebe a Carreta da Saúde para combate à hanseníase

NOTÍCIAS


A Carreta Novartis da Saúde chega a Barreiras nesta segunda-feira (11), levando atendimento gratuito e realizando exames para o combate à hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população a respeito da doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. O serviço, que permanece no município até quarta (13), na Praça das Corujas (Centro), acontece das 8h às 17h.

Após o diagnóstico, os pacientes recebem o tratamento completo por meio de medicamentos da Novartis, doados à Organização Mundial da Saúde (OMS), que os repassa a países como o Brasil. O tratamento poliquimioterapia (PQT), que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades. Além do atendimento à população, a Carreta realiza o treinamento de profissionais da área da saúde pública em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).

Depois de Barreiras, a carreta segue percorrendo o interior do Estado até o fim de maio, passando por cidades como Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Cristópolis, Tabocas, Barra, Ibotirama, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos, Brumado, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Em 2017, foram notificados 2.217 casos novos de hanseníase na Bahia, um coeficiente de detecção anual de 14,51/100.000 hab., considerado alta endemicidade segundo parâmetros nacionais. Os dados são do último boletim epidemiológico de hanseníase, divulgado, em 2018, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Bahia.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!