Com o anúncio do governo federal de reduzir o preço final dos carros populares em até 10,96%, o setor automotivo pode ter impactos significativos. “As medidas representam um impulso significativo para o mercado automobilístico brasileiro. A redução de impostos e a possibilidade de diminuição nos preços dos carros populares irão incentivar a população a investir nesse setor”, afirma Luca Cafici, CEO da InstaCarro em entrevista para Edda Ribeiro, da revista IstoÉ Dinheiro.
Porém, o especialista acredita que o impacto não seja o mesmo para os consumidores. “Temos uma situação de preço de automóveis alto, já que os componentes, peças e insumos para produção subiram. Falando de um carro popular R$ 70 mil, o que é um valor alto considerando a média brasileira e poder aquisitivo, a redução de impostos que beira os 11% vai reduzir esse valor para R$ 60 mil – ainda caro”, avalia Thiago Moreira, professor no MBA em Gestão de Negócios do Ibmec RJ.
“Outro ponto importante são os juros, que ainda estão muito altos: esse mesmo automóvel de R$ 60 mil, para a grande maioria dos brasileiros, só seria possível com acesso a crédito, e os juros no nível que estão inviabilizam a compra. Não adianta reduzir preço se não há crédito mais barato“, acrescenta o professor.
Mais vendas?
Para o mercado de seminovos, o impacto tende a ser pequeno, segundo Moreira. “Não vejo grandes efeitos; pode ter alguma redução de preço nesses carros mais populares no mercado de usados, mas não vejo uma relação direta”, explica.
A depender da quantidade, valores de venda e disponibilidade de determinados modelos de veículos zero que chegarão ao mercado, pode acontecer uma concorrência com os seminovos. É o que defende o presidente da Fenauto, Enilson Sales.
“Quanto mais veículos zero km forem colocados no mercado, maior será a oferta de seminovos, e, consequentemente vendas melhores para o segmento no futuro. É dessa forma que o ciclo da cadeia automotiva é alimentado, gerando sinergia para toda a cadeia. Os veículos seminovos e usados não perderão a sua visibilidade e nem perderão espaço, pois hoje, para cada zero km vendido, de 4 a 5 seminovos ou usados não comercializados”, argumenta.
Um levantamento realizado pela Mobiauto, startup do segmento automotivo, apontou a desvalorização dos dez carros seminovos mais oferecidos para revenda no Brasil. O Ford Ka, modelo 2020, foi o campeão entre esses modelos, com uma variação negativa de 2,58%.
Ele reforça que o nos últimos anos no setor de usados foi aumento de preço diante da demora no tempo de entrega dos novos, problemas de fornecimento de peças e componentes, problema logístico, e encarecimento do frete.
Medida anunciada
A redução tributária será aplicada a veículos com valor de até R$ 120 mil, abrangendo a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Pis/Cofins. Essa redução seguirá três critérios, nos quais quanto mais a indústria automotiva atender a esses requisitos, maiores serão os descontos oferecidos. Os critérios são os seguintes:
- Valor do veículo: quanto mais acessível o preço, maior será o desconto;
- Eficiência energética: quanto mais sustentável for o veículo e todo o processo de fabricação, maior será o desconto;
- Densidade industrial: quanto maior o número de peças produzidas na indústria nacional, maior será o desconto.