sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / JUSTIÇA / Lula assina nomeação de dois novos ministros do TSE
quarta-feira 24 de maio de 2023 às 20:27h

Lula assina nomeação de dois novos ministros do TSE

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente Lula assinou nesta quarta-feira a nomeação de André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques Neto para as duas vagas de juristas no TSE. O ato será publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, de acordo com o Palácio do Planalto.

Os dois escolhidos vão substituir os ex-ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que deixaram o tribunal na semana passada. Eles foram escolhidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Advogado, Ramos Tavares é ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral desde novembro do ano passado. Agora, será titular. Já Marques Neto é professor da Faculdade de Direito da USP.

Os dois estavam na lista quádrupla eleita na tarde desta quarta pelo plenário do STF e enviada a Lula. Além dos nomeados, foram indicadas as juristas Daniela Lima de Andrade Borges e Edilene Lobo.

Cada nome recebeu os votos dos dez ministros do Supremo — que, por sinal, está há 43 dias sem um integrante, à espera da escolha do presidente para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski.

Na mesma sessão, o ministro Alexandre de Moraes, que é presidente do TSE, informou ao plenário que Lula já havia escolhido os dois novos ministros e o agradeceu pela celeridade na nomeação.

Além dele, integram a Corte eleitoral os ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques, que toma posse nesta quinta-feira, Benedito Gonçalves e Raul Araújo Filho.

A nova composição será responsável pelo julgamento de ações que podem tornar Bolsonaro inelegível.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!