sábado 18 de maio de 2024
Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira/09.11.2022 Cristiano Mariz/O Globo
Home / DESTAQUE / O jogo de ganha-ganha na votação do arcabouço fiscal
terça-feira 23 de maio de 2023 às 19:45h

O jogo de ganha-ganha na votação do arcabouço fiscal

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Aliados de Lula estão certos de que a Câmara dos Deputados aprovará o novo arcabouço fiscal, consolidando a maior vitória legislativa do governo até agora. Apesar das restrições de setores do PT ao projeto, o presidente Lula (PT) contará segundo Daniel Pereira , da Veja, com os votos de seu partido, que será devidamente enquadrado, e de legendas do chamado Centrão, bloco que foi atacado por petistas durante a campanha eleitoral de 2022, mas agora é cortejado para integrar a base de apoio governista.

Um dos motivos para a esperada adesão do Centrão na votação é o fato de o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, estar empenhado pessoalmente para destravar o novo marco fiscal, negociando com os parlamentares e mantendo linha direta com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com estilos bem diferentes, Lira e Haddad se tornaram parceiros nessa empreitada específica, que pode representar uma vitória para ambos.

Se o projeto passar, Haddad tirará do papel uma das duas promessas que fez ao presidente e ao dito mercado — a outra é a reforma tributária, que também está bem encaminhada. Ou seja: ganhará mais prestígio. Já Lira, além de dar uma nova demonstração de ascendência sobre o plenário, reforçará sua ofensiva para convencer Lula de que merece ter protagonismo na hora da liberação de recursos orçamentários — exatamente como ocorria na gestão de Jair Bolsonaro.

Veja também

Setor eólico do Brasil entra em estado de alerta

Um dos mais promissores negócios em geração de energia elétrica no País, o setor eólico entrou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas