O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta último domingo (21) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não apareceu para o encontro bilateral com ele na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.
“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu”, disse o mandatário.
Em fala à imprensa na noite deste domingo (manhã de segunda no Japão), Lula avaliou que Rússia e Ucrânia “não querem conversar sobre paz”.
Lula foi questionado sobre a fala de Zelensky de que Lula teria ficado “decepcionado” com a não realização da reunião bilateral.
“Eu não fiquei decepcionado, eu fiquei chateado porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto, por isso que eu marquei com ele aqui no hotel. Apenas isso. Veja, o Zelensky é maior de idade, ele sabe o que faz”, respondeu Lula.