Localizado em Sorocaba, local possui ampla estrutura para carregamento de veículos elétricos, inclusive os de pouso vertical eVTOL
Foi inaugurada em Sorocaba, no interior de São Paulo, a maior usina de energia solar fotovoltaica em formato de estacionamento no Brasil. Projetada pela Viridian Ecoenergia, a estrutura tem como objetivo atender veículos elétricos e também os futuros eVTOL (veículos elétricos de pouso vertical), também chamados de “carros elétricos voadores”.
Localizada no bairro Alto da Boa Vista, a estrutura recebeu R$ 21 milhões em investimentos e ocupa uma área de 30.000 m2, sendo 14.000 m2 cobertos pelos painéis solares. São 4.589 módulos fotovoltaicos de 655 watts importados da China capazes de produzir 3 megawatt-pico (MWp).
Segundo informado pela Viridian Ecoenergia, o estacionamento tem 789 vagas cobertas, sendo 37 preparadas para veículos elétricos, e capacidade de gerar 4.500 MWh/ano, suficiente para evitar a emissão de 7.160 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e o bastante para suprir o consumo médio de 2 mil residências populares – a energia excedente será comercializada no modelo geração distribuída compartilhada.
“É um grande projeto que foi concebido com o que há de mais moderno no setor. Tivemos pelo menos 50 profissionais envolvidos, desde engenheiros até a equipe de obras. A estrutura metálica utilizada é leve e, ao mesmo tempo, resistente, o que reduz os custos com materiais e garante a segurança. Já os módulos fotovoltaicos seguem padrões internacionais de qualidade”, explica Luiz Cláudio Rosa, diretor da Viridian Ecoenergia.
Se antecipando ao futuro da mobilidade elétrica, o projeto conta com uma central de inteligência de dois andares e está preparado para receber os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Uma tecnologia que está em desenvolvimento avançado e promete chegar ao mercado após 2025.
A Viridian explica que as vagas específicas para eVTOL possuem 12,5 metros de distância umas das outras, tomando por base a envergadura destes veículos elétricos aéreos, para viabilizar seu reabastecimento.
“É uma usina na qual criamos o conceito de estacionamento para veículos com rodas, mas há a previsão de receber e guardar veículos elétricos de voo, além de abastecê-los no local, como se fosse uma ‘marina’ para os veículos do futuro”, completa Rosa.