Após realizar a retotalização de votos proporcionais das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou nesta quarta-feira (17) que a vaga deixada por Deltan Dallagnol (Podemos) na Câmara dos Deputados será ocupada pelo Pastor Itamar Paim (PL), conforme Angelo Sfair, do Paraná Portal.
O ex-procurador da República teve o registro de candidatura indeferido em julgamento realizado nesta terça-feira (16) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A Corte entendeu que Deltan burlou a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do MPF (Ministério Público Federal) com processos disciplinares pendentes de julgamento.
O TSE decidiu que os mais de 344 mil votos recebidos por Deltan Dallagnol nas Eleições 2022 continuariam “computados em favor da legenda pela qual concorreu”, no caso, o Podemos. No entanto, a legenda não tinha nenhum outro candidato capaz de assumir o cargo.
O primeiro suplente do Podemos para a Câmara Federal era Luiz Carlos Hauly, que recebeu 11.925 votos. A votação não foi suficiente para quebrar a “cláusula de barreira”, que determina que os candidatos alcancem pelo menos 10% do quociente eleitoral. Em 2022, o quociente foi de 201.288 votos – portanto, nenhum candidato com menos de 20.128 votos poderia assumir uma cadeira.
Dessa forma, segundo o TRE-PR, foi considerado eleito Itamar Paim, do PL, que nas Eleições 2022 recebeu 47.052 votos. Pastor da 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular, o candidato vive em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.