quinta-feira 21 de novembro de 2024
Deputado Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA), eleito presidente da CCJ - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / CPMI do 8 de Janeiro será instalada na próxima semana, diz deputado baiano
quarta-feira 17 de maio de 2023 às 20:40h

CPMI do 8 de Janeiro será instalada na próxima semana, diz deputado baiano

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal pela Bahia, Arthur Maia (União Brasil) afirmou via Twitter, nesta quarta-feira (17), que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro deve ser instalada na próxima terça-feira (23). Por meio das redes sociais, o parlamentar disse que recebeu a informação do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e que há o grupo atingiu a quantidade necessária para ser instaurado.

“A CPMI do 8 de Janeiro atingiu o quórum necessário para ser instalada. Falei há pouco com o senador Rodrigo Pacheco e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira, 23/05”, publicou.

No final do mês passado, Rodrigo Pacheco havia informado que a instauração ocorreria após o feriado de 1º de Maio. Apesar da pressão da oposição, o governo está conseguindo articular nas duas Casas para ter maioria na composição do colegiado. Na Câmara, a maior parte das indicações, seis no total, caberá ao blocão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O grupo deverá investigar quem são os responsável por incitar, financiar e participar dos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Elas podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!