domingo 24 de novembro de 2024
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / PEC 9 – Anistia – Membros de conselhos do Governo reivindicam a ministros que barrem a proposta
segunda-feira 15 de maio de 2023 às 13:37h

PEC 9 – Anistia – Membros de conselhos do Governo reivindicam a ministros que barrem a proposta

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Membros de conselhos do Governo Federal reivindicam que ministro barre a PEC que anistia partidos de irregularidades nas campanhas

Documento cobra esforços dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais e da Casa Civil para impedir PEC 09/23, que deverá ser votada nesta terça-feira (16).

50 Membros dos Conselhos de Participação Social e de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, acionaram hoje os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, para barrar a PEC 09/23. A proposta prevê anistia geral aos partidos por quaisquer irregularidades que tenham cometido, dentre elas a não aplicação das cotas de financiamento de candidaturas de mulheres e de pessoas negras.

Em documento enviado nesta segunda-feira (15) aos dois ministérios, os membros dos conselhos solicitam que a base política do governo busque esforços para reprovar a proposta.

Além disso, avaliam que a proposta também conhecida por organizações da sociedade civil como a “PEC dos Homens Brancos” atrasa o combate ao racismo e ao machismo nos partidos, aprofundando a sub-representação política no poder público brasileiro. Se aprovada esta será a quarta anistia auto promovida pelos partidos pela não aplicação das cotas.

“A PEC é um retrocesso à diversidade na representação política, à transparência e ao controle social dos partidos políticos e um ataque à justiça eleitoral”, segundo Keila Simpson, membro de ambos os conselhos e diretora da Associação Brasileira de ONGs (Abong).

Veja também

Ministério Público junto ao TCU pede suspensão dos salários de Bolsonaro e outros militares

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, solicitou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!