O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), ainda não encaminhou para o Senado Federal, os nomes de Ailton de Aquino Santos e Gabriel Galípolo para apreciação da casa e preparação para sabatina dos indicados para diretoria do Banco Central.
O governo precisa oficializar as indicações, que serão enviadas ao Senado por mensagem assinada pelo presidente da República. De acordo com reportagem do Metrópoles, a avaliação no Senado é de que os indicados não devem ser analisados ainda neste mês de maio.
Ailton de Aquino Santos e Gabriel Galípolo aguardam enquanto o governo prioriza a votação do Arcabouço Fiscal e se preparam para sabatina com os senadores e senadoras.
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), é o responsável que escolher a data das sabatinas após o Senador receber o currículo dos indicados pelo Governo.
Indicados
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou no dia 8 de maio, a sua indicação para diretoria do BC. O escolhido pelo ministro Haddad é o secretário-executivo do seu próprio Ministério, Gabriel Galípolo para assumir a diretoria de Política Monetária. Haddadt também recomendou o servidor de carreira do BC Ailton de Aquino para a diretoria de Fiscalização.
A Diretoria de Política Econômica é uma das mais importantes do Banco Central, sendo responsável por monitorar as condições da economia e auxiliar o órgão a definir a taxa selic, motivo da batalha entre Lula e o atual presidente do BC, Campos Neto.
Ailton Aquino pode assumir a diretoria responsável pela supervisão das instituições financeiras em áreas como modelo de negócios, liquidez e solvência.
Sabatinas
As sabatinas são abertas para todos os senadores, basta se inscrever no dia do evento. Por isso, a oposição se organiza para colocar nomes mais verborrágicos na comissão.
Ao final das sabatinas, os nomes dos indicados serão votados pelos 26 senadores titulares da comissão. O resultado da votação na comissão não impede que os nomes sigam para apreciação no plenário da Casa. São necessários os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores para serem aprovados. Sendo aprovados no plenário do Senado Gabriel e Ailton serão nomeados pelo presidente da República.