Parlamentares bolsonaristas do PL estão segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, pressionando a cúpula do partido por punição do deputado federal Yury do Paredão (PL-CE), por ter por ter posado com o presidente Lula e membros do governo. Parte da legenda defende a expulsão de Yuru do PL, mas o assunto ainda será debatido.
Na semana que vem, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deve se reunir com o parlamentar para debater a crise e definir o destino do político.
Após Yury do Paredão publicar fotos de mãos dadas com Lula e com membros do primeiro escalão de seu governo, como o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, o parlamentar entrou na mira dos bolsonaristas do PL.
Um deles, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), foi às redes criticar o colega, mas defendeu que ele permaneça no partido para não levantar o mandato. Jordy quer apenas que Yury “fique no sal”. De maneira irônica, disse que o parlamentar já deve estar “recebendo o carinho” de seus eleitores.
— Uma pessoa que eu até tenho boa relação, mas que tá cagando no pau. Está demonstrando um desrespeito tremendo ao maior partido de oposição da Câmara dos deputados. Não sei se ele tá querendo emendas, expulsão do partido, mas já conversei com dirigentes da legenda, e assim, não vamos dar esse gostinho porque com a expulsão ele carrega o mandato. Ele vai ficar no partido, mas vamos deixar ele no sal — disse Jordy.
Yury do Paredão se tornou alvo nas redes após posar com Lula em evento no Ceará.