domingo 12 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Vídeo: Mulher comove em Salvador o presidente Lula ao se ajoelhar e pedir socorro
sexta-feira 12 de maio de 2023 às 09:02h

Vídeo: Mulher comove em Salvador o presidente Lula ao se ajoelhar e pedir socorro

NOTÍCIAS


Rose Meire dos Santos Silva é a mulher que subiu ao palco em Salvador, na noite desta última quinta-feira (11) com uma reivindicação para o presidente Lula (PT). Ela é líder do Quilombo Rio dos Macacos, conforme

Isabella Cavalcante, do Uol.

O que aconteceu:

Na plateia, Rose Meire chamou a atenção do presidente ao pedir para entregar um documento a Lula, que ele assinou e deu como recebido: “A comunidade Quilombolo Rio dos Macacos atualmente vem enfrentando diversas dificuldades, como a falta de políticas públicas: saneamento básico, estrada, moradia, educação, iluminação públicas, e água encanada/potável”, diz o documento.

Violência, estupros e torturas também foram denunciados no documento assinado por Lula. As estradas foram abordadas, já que a falta delas dificulta a ida à escola e o acesso à saúde: “O governo estadual deu início a obras através de uma empresa terceira que está muito lenta, ocorre diversos atrasos se coisas mal feitas”.

Segundo a Fiocruz, o território é “ocupado há mais de 200 anos por cerca de 450 famílias” e fica no limite entre Simões Filho e Salvador.

A fundação ainda informou que há um conflito entre o quilombo e a Marinha, que começou na década de 1960 com a doação de terras públicas pela Prefeitura de Salvador para a construção de uma base naval.

Em 2014, Rose Meire falou sobre a situação na Comissão Estadual da Verdade na Bahia, onde contou que o sobrinho teria sido espancado, vítima de violência policial, após acusarem o jovem de cometer um assalto. “O militar disse que ia levar [para a delegacia], se não iam matá-lo. Falaram que era para levar e dar fim”.

Sem terra demarcada e falta de assistência social, o quilombo também sofre questões de saúde, educação, cultivo e pesca.

Assista:

Veja também

Quem era Amália Barros, deputada amiga de Michelle Bolsonaro, que morreu aos 39 anos

Eleita deputada federal por Mato Grosso com 70.294 votos, em 2022, Amália Barros (PL) morreu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas