Em evento nesta última quinta-feira (11) em Salvador e ao lado de apoiadores e ministros, o presidente Lula (PT) assinou o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo. Ao todo, quase R$ 4 bilhões serão investidos na cultura.
A lei tenta bancar as atividades e produtos culturais afetados pela pandemia de Covid-19 e será uma das principais normas com incentivos financeiros e fiscais para o setor. Desse montante, cerca de R$ 2,7 bilhões serão repassados para o setor audiovisual, como apoio à produções independentes, reforma de salas de cinema, capacitação de profissionais da área, apoio de cineclubes e realização de festivais audiovisuais.
Para justificar o valor de investimento, Lula disse que a ação vai trazer mais empregos. “Cultura significa emprego. Cultura significa milhões de oportunidades para gente que precisa comer, tomar café, almoçar e jantar. A cultura voltou nas mãos de uma mulher negra da Bahia para fazer a evolução cultural necessária”, disse Lula, se referindo à ministra da Cultura, Margareth Menezes.