quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná
Home / NEGÓCIOS / Safra será recorde para soja e milho em 2023, confirma gerente de levantamento do IBGE
quinta-feira 11 de maio de 2023 às 17:02h

Safra será recorde para soja e milho em 2023, confirma gerente de levantamento do IBGE

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A safra recorde de soja e milho já tem resultado numa redução de preços dos grãos e ainda pode levar a uma queda também cotação da proteína animal, afirmou Carlos Alfredo Guedes, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A safra agrícola brasileira deve totalizar um recorde de 302,1 milhões de toneladas em 2023, 39,0 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2022, um aumento de 14,8%. O resultado é 2,4 milhões de toneladas maior que o previsto no levantamento anterior, de março, uma alta de 0,8%.

“Nossa safra recorde poderia ser um pouquinho maior, não fossem problemas climáticos no Rio Grande do Sul. Já é o terceiro ano seguido com problema climático no Rio Grande do Sul”, lembrou Guedes.

A produção de soja deve somar um ápice de 149,1 milhões de toneladas, uma elevação de 24,7% em relação ao produzido no ano passado. A produção nacional de milho foi estimada num recorde de 119,9 milhões de toneladas, com crescimento de 8,8% ante 2022.

A lavoura de milho 1ª safra deve somar 27,9 milhões de toneladas, um aumento de 9,8% em relação a 2022. O milho 2ª safra deve totalizar 91,9 milhões de toneladas, aumento de 8,5% em relação a 2022.

“Uma coisa que está acontecendo, em virtude da safra recorde, é que os preços dos produtos estão diminuindo (soja e milho). Não só pela safra recorde no Brasil, existe expectativa muito boa para a safra nos Estados Unidos também”, disse Guedes. “É possível que haja redução de custos nessas cadeias (de produção animal), e é possível que haja redução de preço ao consumidor desses produtos”, completou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!