domingo 24 de novembro de 2024
Os deputados federais André Fernandes, o baiano Capitão Alden e Ricardo Salles - Foto: Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / PL define nomes para CPIs de 8 de janeiro e do MST; parlamentar baiano faz parte
quarta-feira 10 de maio de 2023 às 14:59h

PL define nomes para CPIs de 8 de janeiro e do MST; parlamentar baiano faz parte

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Partido Liberal (PL) definiu segundo  Luísa Marzullo e Beatriz Coutinho, do O Globo, os nomes que indicará para compor as vagas nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que investigarão os ataques do dia 8 de janeiro e as recentes invasões de terra por parte do MST.

Em documento interno obtido pelo jornal, a sigla liderada por Valdemar Costa Neto negocia para que cinco integrantes ocupem as vagas titulares do colegiado que vai tratar sobre as ocupações promovidas pelos sem-terra no início do governo Lula. Os nomes são Ricardo Salles (SP), Capitão Alden (BA), Carol de Toni (SC), Delegado Éder Mauro (PA), Domingos Sávio (MG). Gustavo Gayer (GO), Rodolfo Nogueira (MS) e Marcos Pollon (MS) aparecem na suplência.

Outros deputados solicitaram para participar do colegiado, mas aguardam aprovação do líder da bancada Altineu Côrtes — entre eles Carla Zambelli (SP), Júlia Zanatta (SC) e Zé Trovão (SC).

Em relação aos nomes para a CPMI que investigará os ataques promovidos em 8 de janeiro, o PL reitera que não irá recuar e terá, como titulares, André Fernandes (CE) — autor do pedido de criação da comissão —, Eduardo Bolsonaro (SP) e Alexandre Ramagem (RJ), como já havia sido antecipado pelo GLOBO. Nikolas Ferreira (MG), o pastor Marcos Feliciano (SP) e Felipe Barros (PR) serão suplentes.

Ainda não há definição sobre os relatores e presidentes das duas CPIs. A expectativa da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro é de que Fernandes assuma a presidência da dos Ataques Golpistas. Já Salles é cotado para a relatoria do MST, que ainda não tem prazo para ser instalada — a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) tem procurado líderes de partidos para que indiquem nomes ligados à bancada ruralista.

A escolha de Fernandes desagrada a base governista: o deputado é investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nas manifestações que culminaram na depredação do patrimônio público em Brasília. O bolsonarista chegou a convocar apoiadores para comparecerem aos atos e fez piada com imagens do vandalismo.

Outras indicações para CPI de 8 de janeiro

Aliados do ex-presidente de fora do PL também foram indicados para compor o colegiado da CPI dos Ataques Golpistas. O Progressistas e o Republicanos formalizaram os nomes dos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Damares Alves (Republicanos-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), em ofício encaminhado à Secretaria-Geral da Mesa do Congresso.

Também nesta terça-feira, a federação PSOL-Rede indicou Erika Hilton (PSOL-SP) e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que os partidos da base do governo devem indicar os nomes dos seus titulares até amanhã.

Veja também

Rei da maior etnia de Angola visitará Salvador pela primeira vez

Soberano do maior grupo étnico da Angola, o Reino de Bailundo, o rei Tchongolola Tchongonga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!