O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta última segunda-feira (8), devido aos riscos de alagamento em Salvador. Apenas nesta segunda, Salvador registrou uma média de 60 milímetros de acumulados de chuva e a previsão para terça-feira (9) é de tempo nublado.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registradas quase 100 ocorrência nesta segunda. A maior parte delas estavam relacionadas a alagamento de imóveis, ameaças de desabamentos e ameaças de deslizamentos.
Cajazeiras VII foi o bairro que mais registrou acumulados de chuvas: por volta das 13h, foram registrados 48,4 milímetros. Além disso, alagamentos foram registrados em áreas do comércio de São Cristóvão, no Cassange e na Estrada das Barreiras. No Jardim das Margaridas, um estacionamento foi tomado pela água.
Na terça-feira, a previsão é de chuva a qualquer momento. Segundo o Inmet, a temperatura mínima será 23ºC e a máxima, 28ºC. O alerta meteorológico é válido até às 10h e pode ser renovado ou não. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Outras regiões
De acordo com o Inmet, o alerta também é válido para a Região Metropolitana de Salvador, em cidades como Simões Filho e Camaçari.
O sul e extremo sul do estado, que registraram fortes chuvas no final de abril, também está na zona coberta pelo alerta. Cidades como Porto Seguro, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e Itabuna podem registrar até 50 milímetros de chuva por dia.