A Câmara realizou uma reunião, na última quarta-feira (3), com representantes de órgãos de segurança pública para tratar da violência no Centro Histórico de Salvador. A iniciativa foi do vereador Maurício Trindade (PP). O encontro aconteceu no Salão Nobre da Casa.
Representantes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, do Conselho Social, da Prefeitura-Bairro e da Associação de Bairro do Pelourinho e Centro Histórico participaram do encontro.
“O principal objetivo dessa reunião foi traçar estratégias conjuntas entre os órgãos e as forças de segurança para tratar de perto e de maneira mais eficaz a criminalidade do Centro”, disse Maurício Trindade.
Ex-secretário de Promoção Social de Salvador, Maurício Trindade disse que é imprescindível a participação de todos para a solução dessa situação de insegurança. “Várias sugestões foram dadas pelos setores diretamente ligados às áreas de segurança do Centro Histórico. O objetivo dessa força tarefa é tornar o Centro um grande espaço de lazer aberto 24 horas. Juntos, vamos resolver de verdade esse problema”, previu.
A escalada da violência no Centro Histórico já foi tema de uma audiência pública presidida por Maurício Trindade, no mês de abril, no Centro de Cultura da Câmara.
O coronel Humberto Sturaro, reformado da PM, escolhido para coordenar a Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, disse que está otimista com essa nova missão dada pelo prefeito Bruno Reis.
À frente do Conselho Tutelar do Centro Histórico, Marcos Silva afirmou que “essa rede de apoio pode ajudar muito o seu trabalho”.
Por sua vez, Aragão Vilobaldo, presidente da Associação dos Moradores do Centro Histórico, considerou que esse trabalho vai melhorar a qualidade de vida dos moradores do Centro Histórico de Salvador.