A Polícia Federal, Receita Federal e a Polícia Civil do Paraná deflagram nesta quinta-feira (4) a Operação Downfall, para desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional e interestadual de drogas.
Ao todo, 350 policiais federais, 130 policiais civis e 25 auditores da Receita cumprem 30 mandados de prisão preventiva e 87 de busca e apreensão em oito estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.
Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras que totalizam um valor estimado de um bilhão de reais.
“As investigações revelaram que a organização criminosa, constituiu uma complexa estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, que abrange desde a produção da droga no exterior, seu posterior ingresso e transporte dentro do território nacional, distribuição interna, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo”, afirmou a PF.
Como grande parte da droga tinha como destino os portos da Europa, o grupo concentrava suas ações na região do porto de Paranaguá, no Paraná.
A PF também informou que, no decorrer das investigações, foram apreendidas 5,2 toneladas de cocaína.