sexta-feira 22 de novembro de 2024
O ex-ministro Henrique Meirelles (esq.) com Lula durante evento em São Paulo Ricardo Stuckert/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Henrique Meirelles vê risco de Lula repetir erros de Dilma e levar o Brasil à recessão
quinta-feira 4 de maio de 2023 às 16:39h

Henrique Meirelles vê risco de Lula repetir erros de Dilma e levar o Brasil à recessão

NOTÍCIAS


O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles afirmou, em entrevista ao site Metrópoles, que tem receio com relação à política econômica de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na visão de Meirelles, o modelo de gestão adotado pelo petista neste terceiro mandato é similar ao escolhido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que levou o Brasil a uma profunda recessão.

“No dia em que fiz a manifestação de apoio, e o presidente Lula estava presente, eu disse muito claramente que estava fazendo aquilo porque tinha a expectativa de que ele fosse repetir o seu primeiro mandato, que foi muito bem sucedido. […] Na realidade, ele começou a anunciar, logo depois da eleição, uma política na linha do que foi o governo da ex-presidente Dilma, que levou o Brasil a uma recessão muito grande. E é um risco que corremos”, declarou ele.

Perguntado sobre o arcabouço fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), respondeu que trata-se de uma matéria “de difícil execução” e que esse formato vai exigir um aumento do gasto público.

“O arcabouço é procíclico, ou seja, teremos um gasto maior quando houver uma expansão maior da arrecadação. Isso já causa um certo desequilíbrio. As contas, de fato, não fecham, a não ser que haja um aumento de receitas de pelo menos R$ 150 bilhões por ano. É um número bastante otimista”, avaliou.

Meirelles também chamou de “retrocesso” a tentativa de alterar a Lei das Estatais e modificar a reforma trabalhista de 2017. O ex-ministro “fez o L” durante a campanha eleitoral de 2022 ao apoiar Lula na disputa contra Jair Bolsonaro (PL).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!