O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reuniu nesta última quarta-feira (3) os deputados da base aliada e atender demanda dos parlamentares. Segundo apurou Henrique Brinco, do jornal Tribuna, o governador conseguiu reunir 42 deputados, demonstrando que tem amplo apoio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O encontro, que estava previsto para ocorrer desde o retorno do petista da China e teve como objetivo alinhar os ponteiros sobre as ações do Executivo estadual.
O assunto oficial da reunião foi discutir o projeto de lei de reajuste dos servidores e policiais civis e reformulação na Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Já o extraoficial foi discutir os cargos. Entre os temas, apresentar para os deputados como serão os critérios de distribuição dos cargos estaduais nos municípios baianos (segundo e terceiro escalão e critério de votos).
Procurado pela reportagem da Tribuna, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) saiu otimista do encontro. ”Balanço muito positivo com todos os 42 deputados da base. Governador muito solidário com sua base na Assembleia. Apresentou o pacote de benefícios para o servidor. Reajuste linear para todos; pagamento do Piso Nacional de Educação”, declarou.
Segundo ele, também foi discutido que, “além do reajuste linear de 4% para todos os servidores, várias categorias terão demandas específicas de carreira atendidas”.
“A segurança pública vai ter a maior reforma da sua estrutura organizacional de todos os tempos. Foi fechado acordo pra aumentar o valor da emenda impositiva; 0,7 da RCL em 2024 e 1,0% a partir de 2025”, emendou.
Ainda segundo Robinson, foram anunciados os critérios pra composição de cargos regionais e municipais, que serão definidos depois da reunião do Conselho Político, previsto pra acontecer amanhã. O líder de governo, Rosemberg Pinto (PT), também revelou que Jerônimo pretende manter uma relação institucional com a oposição.
“Foi produtivo. O governador fez uma reunião com os 42 deputados da base. Falou da independência dos poderes e a construção de uma relação madura, entendendo que aquela bancada é alinhada politicamente com o governador. Falou também se vai ter uma relação institucional com a oposição. Fruto disso é que ele recebeu o líder da oposição [Alan Sanches] na semana passada”, declarou.