A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), destacou, na última terça-feira (2), a importância da campanha Maio Laranja, que alerta sobre a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Segundo a vereadora, a Internet e as redes sociais têm favorecido esse tipo de crime, o que representa um desafio para as autoridades.
Segundo pesquisa do Safernet, em 2022, foram registradas 111.929 denúncias de crimes com fotos e vídeos de violência sexual contra crianças, um aumento de 9,91% em relação ao ano anterior.
“A Internet favoreceu muito esse tipo de crime. Os criminosos se reúnem nesses ambientes digitais e compartilham fotos e vídeos. Eles também aliciam menores com acesso a redes sociais e aplicativos de mensagem”, aponta Ireuda.
“Os pais precisam estar atentos e monitorar o que os filhos estão acessando no celular e no computador, pois diversos criminosos se aproveitam dessas brechas, tanto para praticar crimes sexuais quanto para incitar a violência. Os ataques recentes a escolas no Brasil são uma prova disso”, acrescenta. “A Internet não pode ser uma terra sem lei, sem fiscalização. As polícias e o Ministério Público precisam fechar o cerco”, defende.