A Defesa Civil Nacional, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu, nesta última terça-feira (2), a situação de emergência nos municípios de Porto Seguro e Belmonte, no extremo-sul da Bahia. Os municípios estão entre os mais afetados pelas chuvas ocorridas nos últimos dias de abril passado.
Após a publicação da portaria de reconhecimento da situação de emergência, nesta terça, os dois municípios estão aptos a solicitar recursos federais para assistência à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre.
Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, estiveram em municípios do sul e extremo-sul do Estado em reuniões com as defesas civis municipais e prefeituras. Nos encontros avaliaram as necessidades de cada município e ajudando os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais.
Ilhéus e Cabrália
Já na última semana, a Defesa Civil Nacional havia reconhecido a situação de emergência em Ilhéus, no sul, e Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul do estado, devido às chuvas que caíram fortemente nas duas regiões no Feriadão de Tiradentes, principalmente na madrugada de sexta-feira (21) e no sábado (22). Na Bahia, as chuvas desalojaram ou desabrigaram mais de 9 mil pessoas, conforme dados da Defesa Civil Estadual.