domingo 22 de dezembro de 2024
Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández, em encontro no Palácio da Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Home / DESTAQUE / Lula diz que iniciou conversas com os Brics para dar ajuda financeira à Argentina
quarta-feira 3 de maio de 2023 às 06:16h

Lula diz que iniciou conversas com os Brics para dar ajuda financeira à Argentina

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite desta última terça-feira (2) que vai buscar uma solução para financiar empresários brasileiros que exportam para a Argentina.

O chefe do Planalto deu a declaração ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, após reunião que durou cerca de quatro horas entre os dois em Brasília

Em pronunciamento, Lula explicou que o que está sendo negociado é um financiamento por parte do Brasil para os empresários brasileiros que exportam para a Argentina com o objetivo de diminuir as dificuldades de pagamento pelo país vizinho: “A discussão é que nós precisamos ajudar os empresários brasileiros que exportam para Argentina e financiar as exportações brasileiras, como a China faz para os produtos chineses”.

O presidente brasileiro também afirmou que já iniciou conversas com o Brics — grupo de países emergentes formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul –, para pedir ajuda à Argentina. De acordo com Lula, a ideia é o Banco dos Brics, presidido por Dilma Rousseff, dê garantias ao Brasil no financiamento aos exportadores: “Nós nem queremos que eles emprestem dinheiro à Argentina. Nós queremos que eles nos deem garantias, que aí facilita muita a relação do Brasil com a Argentina”.

Segundo Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir eventuais mudanças nas regras do banco em reunião com os chefes das equipes econômicas dos outros países do bloco.

O chefe do Planalto brincou que Fernández voltará do Brasil sem dinheiro, mas ciente da disposição política do Brasil em ajudar o país vizinho.

Já o presidente da Argentina afirmou que ficou acertada uma reunião na semana que vem de Haddad com a equipe econômica do governo argentino para traçar detalhes do plano de financiamento: “Valorizo o apoio explícito que o presidente Lula nos deu hoje como país e como governo. Tomaram a decisão de ajudar as empresas brasileiras a seguir exportando à Argentina”.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!