A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), participou de reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobre a criação de uma rede de solidariedade ao povo da Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
O encontro aconteceu na última sexta-feira (28), e segundo Nicholas Shores, da Veja, às margens da Cúpula das Cidades das Américas, em Denver, Colorado (EUA). Estavam presentes prefeitos ucranianos e de cidades do México, da Jamaica e dos próprios Estados Unidos.
“Coloquei a tecnologia social de Salvador à disposição e também o meu compromisso em contribuir na reconstrução da comunicação, dividindo com o meu país as experiências relatadas”, afirmou Ana Paula, que foi candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT) em 2022.
O convite para a reunião com Blinken ocorre menos de duas semanas depois de o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, comentar declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia dizendo que o Brasil “papagueia” propaganda da Rússia e da China.
Além de Ana Paula Matos, estavam presentes na conversa com a principal autoridade da diplomacia americana representantes das prefeituras de Kiev, Nizhyn, Kharkiv, Melitopol e Trostyanets, na Ucrânia; e de Kingston (Jamaica), Monterrey (México), Seattle (EUA), Hoboken (EUA) e Chicago (EUA).