sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Consórcio público é criado no Piemonte do Paraguaçu
sábado 2 de março de 2019 às 12:05h

Consórcio público é criado no Piemonte do Paraguaçu

POLÍTICA


Foi aprovado o estatuto do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte do Paraguaçu, no município de Piritiba, durante reunião entre técnicos da Diretoria de Planejamento Territorial da Secretaria Estadual do Planejamento (DPT/SEPLAN), prefeitos e secretários municipais, na terça (26). Também no encontro, os prefeitos de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada, e de Boa Vista do Tupim, Hélder Campos, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do consórcio público.

“É importante dizer que este consórcio surge enquanto uma demanda do Colegiado Territorial e que ele trará para os municípios participantes, além dos benefícios naturais proporcionados pela organização, o efeito inclusivo, já que vinham ficando de fora de algumas políticas públicas”, declarou a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e técnica da DPT, Fabiana Matos, destacando a importância do momento por se tratar do único Território de Identidade da Bahia que ainda não havia consolidado o seu consórcio público.

O Consórcio do Piemonte do Paraguaçu é de natureza multifinalitária, podendo atuar, dentre outros segmentos, na regularização fundiária, infraestrutura viária, gestão de resíduos sólidos e infraestrutura hídrica. Compõem o território os municípios: Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Rafael Jambeiro, Rui Barbosa, Santa Teresinha e Tapiramutá.

Consórcio público

Define-se por consórcio público, conforme Decreto nº 6.017/2007, pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da federação, na forma da Lei nº 11.107/2005, para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum, constituída como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!