O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PTB), participou nesta última quinta-feira (27), da posse do desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O ato ocorreu na sede da corte, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e foi conduzido pelo presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank.
De acordo com Muniz, sua gestão à frente da Câmara Municipal de Salvador tem como um dos principais focos a harmonia entre os poderes públicos. “Estou aqui dando um recado pelo fortalecimento das instituições, enquanto entes que prestam serviços para a sociedade. Desejo uma excelente trajetória no TRE para o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto”, disse Muniz.
Já o desembargador empossado ressaltou que a democracia política é gênero de primeira necessidade. “Considero que a vida pública deve ser levada com integridade, idealismo e espírito público. E o serviço público é uma das atividades mais nobres que uma pessoa pode seguir. Pois ajuda a traçar os rumos da sociedade e escolher os caminhos do desenvolvimento, justiça social e avanço civilizatório”.
E, em seu discurso, o presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank, ressaltou que a corte vai contar com a valorosa contribuição do novo desembargador. “Nossa corte tem um número pequeno de membros, mas a proatividade estará personificada também na atuação do novo desembargador”, afirmou o presidente do TRE/Ba.
Diversas autoridades participaram do evento. Dentre elas, o vice-governador Geraldo Júnior; o prefeito Bruno Reis; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/Ba), desembargador Nilson Castelo Branco; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ ES), desembargador José Paulo Calmon; presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), desembargador Júlio Cezar Lemos travessa, e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Bahia (OAB-Ba), Christianne Moreira Moraes Gurgel.