sexta-feira 22 de novembro de 2024
Presidente do PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou de jantar com prefeitos para debater os rumos do partido. 26/04/2023. Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Eduardo Leite entra em campo para conter sangria no PSDB
sexta-feira 28 de abril de 2023 às 06:36h

Eduardo Leite entra em campo para conter sangria no PSDB

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Começou na noite da última quarta (26), em São Paulo, em um jantar para cerca de 20 prefeitos paulistas, a estratégia do presidente do PSDB, Eduardo Leite (PSDB-RS), de tentar segundo a colunista Mariana Carneiro, do Estadão, conter a debandada do partido. O gaúcho quer convencer os tucanos de que a sigla precisa construir uma identidade, como já teve nos anos 1990, para não desaparecer. O PSDB teve como marca a gestão e a formulação de políticas públicas, hoje não tem cara, segundo diagnóstico dos próprios tucanos. Em maio e em junho, Leite fará conversas com prefeitos e líderes pelo País para conformar o que deve ser a nova imagem do PSDB. Em setembro, começam as convenções para os diretórios regionais sob espírito dessa mudança.

“Se um prefeito sai do PSDB, a oposição pode ter interesse em entrar. Vamos enfrentar o esvaziamento com ideias”, diz o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que minimiza a perda de tucanos em SP. “Rodrigo Garcia apostou na conquista numérica de prefeitos, e isso não fez diferença na eleição.”

O PSDB tem só 14 deputados federais e, por isso, um naco menor do fundo eleitoral. Siglas maiores, como PSD e MDB, têm atraído tucanos com a promessa de recursos na eleição de 2024. A previsão é que o pleito seja marcado pelo encolhimento do PSDB, mas tucanos têm a esperança de voltar em 2026.

O jantar de Leite com prefeitos teve o dedo de Marco Vinholi, um dissidente que aos poucos se aproxima do gaúcho. Leite pediu aos mandatários um levantamento em suas regiões sobre quantos e quem são os prefeitos que estão deixando a sigla.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!