Em moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) aplaudiu o aniversário de 50 anos da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A empresa pública foi fundada em 26 de abril de 1973 com o objetivo de trabalhar na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.
Nestas cinco décadas, apontou o deputado, a Embrapa vem ajudando a transformar o setor da agricultura no País. Ao longo dos anos, foram incorporadas extensas áreas de terras degradadas do cerrado aos sistemas produtivos em uma região que é responsável por 50% da produção de grãos do Brasil. “Além disso, quadruplicou-se a oferta de carne bovina e suína, e ampliou a oferta de frango”, ressaltou o legislador, que também enalteceu o prestígio conquistado no cenário internacional.
Marcinho destacou a atuação da instituição na Bahia, onde a Embrapa Mandioca e Fruticultura está localizada no município de Cruz das Almas e é a única das 43 unidades descentralizadas da empresa atuando no Estado. A atuação tem como foco a pesquisa para melhoria da produção de culturas como mandioca, citros, banana, abacaxi, manga, mamão, maracujá e acerola.