Após visita a Portugal, onde abriu novos negócios para os aviões fabricados pela Embraer e firmou vários acordos de cooperação nas áreas social, da educação e da saúde, o presidente Lula chegou, nesta terça-feira (25), à Espanha.
Ao longo da tarde, Lula cumpriu uma agenda que incluiu encontros tanto com representantes de sindicatos quanto com empresários, que o esperavam no Fórum Brasil-Espanha, realizado na Casa das Américas, em Madri.
Ao discursar logo após a ministra de Assuntos Econômicos e vice-presidenta da Espanha, Nadia Calviño, Lula garantiu que os empresários espanhóis terão excelente retorno se continuarem apostando no Brasil. Hoje, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil.
“A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”, garantiu. “Queremos atrair uma nova onda de investimentos espanhóis. O programa de investimento em infraestrutura que lançarei em maio trará oportunidades promissoras e extraordinárias”, completou.
Lula disse que, em breve, o Brasil se transformará em um verdadeiro canteiro de obras, com a modernização de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, graças à união dos setores públicos e privados, que estarão “de mãos dadas”.
Reindustrialização e acordo com a UE
Outra oportunidade será nas áreas de energia renováveis, adiantou Lula, lembrando ter recentemente visitado parques de energia eólica montados no Nordeste por um grupo espanhol.