Foi lançada nesta segunda-feira (24), no Congresso, a Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, composta por deputados e senadores. Também foi realizada uma sessão solene no plenário da Câmara para homenagear a 19ª edição do Acampamento Terra Livre.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que uma das principais reivindicações é a demarcação de terras.
“Sem demarcação não há democracia. É muito importante que todos entendam que para além da luta pelo nosso território, da luta pelo reconhecimento ao nosso modo de vida a luta também é pela democracia”, disse Guajajara.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já falou que deseja acelerar o processo de demarcação de terras indígenas, mas ainda não há anúncio da primeira demarcação que será realizada pelo governo.
O acampamento Terra Livre acontece em Brasília anualmente desde 2004 e reúne milhares de pessoas. É considerado o evento indígena mais importante do país e é o espaço onde são definidas as pautas proprietárias para os povos indígenas.