Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) solicitou, ao Governo do Estado, a municipalização do trecho da rodovia BA-526 conhecido como Avenida Elmo Serejo de Farias, localizado no perímetro urbano de Simões Filho. Com a municipalização, será transferida ao município a responsabilidade sobre a gestão da via, incluindo a adoção de estratégias de engenharia, administração e fiscalização da mesma.
No documento, a parlamentar ressaltou a importância da avenida como principal corredor viário de Simões Filho, considerando tráfego diário intenso, e por conectar os bairros do Cia I, Cia II, Pitanguinha, Vida Nova, Coroa da Lagoa, Ponto Parada e Centro.
“Na prática, a Elmo Serejo de Farias já se confunde com o território simõesfilhense, interliga os principais núcleos urbanos do município, além de possuir, ao longo de sua extensão, inúmeros empreendimentos comerciais, de serviços e logísticos”, ilustrou
Segundo Kátia, por conta do crescente processo de urbanização de Simões Filho e o conseguinte estabelecimento de diversos bairros às margens da avenida em questão, a população local tem exigido do município a realização dos serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de obras estruturais ao longo da via.
Para a legisladora, a municipalização da avenida Elmo Serejo de Farias é necessária e de “grande interesse público”, para que administração do município faça a gestão e fiscalização do trânsito, assim como as requalificações estruturais necessárias, a adoção de medidas urbanísticas, e o que for demandado pela população.
“Ademais, a prefeitura de Simões Filho já realiza intervenções e benfeitorias relevantes ao longo da via, a exemplo do seu alargamento, construção de guarita e pórtico na entrada da cidade, de modo que a municipalização da via garantiria maior segurança jurídica ao município, para a requalificação completa da avenida e sua melhor gestão”, adiantou.