Fomentar a agricultura familiar, visando assegurar melhores resultados financeiros para os produtores; proporcionar aos consumidores o acesso a produtos frescos e de qualidade, comprando diretamente dos produtores a preços mais acessíveis, gerar empregos diretos e indiretos e movimentar a economia regional. Esses são alguns dos benefícios socioeconômicos que serão gerados com a instalação em Jequié, de uma Central de Abastecimento (Ceasa), através de Parceria Pública Privada (PPP), equipamento solicitado pelo deputado estadual Hassan (PP) ao Governo do Estado da Bahia.
Expondo esses argumentos como justificativa, o deputado municipalista Hassan (PP) encaminhou indicação, através da Assembleia Legislativa, ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum, solicitando a implantação de uma Central de Abastecimento, de capital misto (público e privado), no município de Jequié.
Citando a força da agricultura nos territórios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas, Hassan afirma que “a implantação de uma central de abastecimento no município de Jequié será de grande importância para o sudoeste baiano”. Ele explica que “esse equipamento será responsável por concentrar a comercialização de produtos agrícolas em um único local, facilitando a distribuição e o abastecimento de alimentos para a população local e de regiões próximas”.
O parlamentar analisa que com a presença de uma Ceasa em Jequié, os agricultores familiares da região terão um local específico para comercializar diretamente seus produtos, eliminando os atravessadores, o que implica em aumentar sua renda e reduzir os custos com transporte e logística. “Para os consumidores a presença da Ceasa garantirá a oferta de produtos frescos e de qualidade a preços mais acessíveis, já que os produtos são comercializados diretamente pelos produtores”, diz Hassan, salientando que “a Ceasa também vai gerar empregos e movimentar a economia regional, pois envolve diversos setores, como transporte, logística, comércio e produção agrícola”.
Em sua justificativa, Hassan acrescenta que a Ceasa em Jequié poderá receber produtos de outras localidades, ampliando a variedade de alimentos disponibilizados. Ele pondera ainda que com o equipamento solicitado haverá melhoria na qualidade de vida e da saúde, pois com acesso a alimentos frescos e de qualidade os consumidores poderão melhorar sua alimentação.