Em decorrência da falta de faculdades, os moradores de Simões Filho têm que se deslocar, diariamente, para Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, a fim de ter acesso à educação superior
Com base no regimento interno da Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada Kátia Oliveira encaminhou indicação ao Governo do Estado, solicitando a implantação de Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município de Simões Filho, com a oferta de cursos presenciais e EAD, e a instalação de Parque Científico-Tecnológico na unidade, com foco em pesquisa e inovação.
Simões Filho, município da região metropolitana de Salvador, possui cerca de 3.500 estudantes de nível superior cadastrados junto à Secretaria Municipal de Educação para uso do transporte universitário.
“Apesar de ser a sexta economia da Bahia e ter, aproximadamente, 140 mil habitantes, não há universidades públicas e privadas instaladas em seu território, exceto o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba)”, explicou a deputada.
Em decorrência da falta de faculdades, os moradores de Simões Filho têm que se deslocar, diariamente, para Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, a fim de ter acesso à educação superior.
“Esse fenômeno traz repercussões financeiras graves para o município, afinal os jovens e adultos encontram-se fora do perímetro do município todas as noites, gastando seus recursos financeiros em outras cidades, enquanto ocorre o estrangulamento do pequeno comércio local”, destaca.
Segundo Kátia, uma unidade de ensino superior vai impactar na formação profissional da população local, “incentivando aqueles que desejam fazer um curso superior, além de dinamizar a economia da região”. Este novo Centro articularia as ações dos governos, as indústrias, as universidades e a própria sociedade civil na geração de um novo ciclo de progresso e geração de riqueza, concluiu.