Com foco na capacitação, a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Gerência de Desenvolvimento Humano, realizou, nesta última quarta-feira (12), mais uma edição do curso de Saúde Mental e Inteligência Emocional no Âmbito da Segurança Pública. A aula contou com a participação de cerca de 30 agentes.
A atividade abordou temas como os conceitos mais filosóficos para entender um pouco sobre a origem dos humores, a definição de saúde como estado de bem-estar mental e social, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dados estatísticos e como identificar e agir diante de casos de depressão, seja no âmbito profissional ou nos demais grupos de convívio.
Para o agente Josemário Andrade, de 55 anos, que atua em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) voltado para pessoas que fazem consumo excessivo de álcool e drogas, o conhecimento do curso foi muito oportuno. “Nós enfrentamos muitos desafios no dia a dia e isso acarreta em perturbações mentais, se não tivermos cuidado e acesso à informação”, afirmou Andrade.
“Está sendo um momento bem proveitoso. A turma está participando, trazendo experiências pessoais para o curso, o que é muito bom, pois expande um pouco os conceitos teóricos”, opinou o também guarda municipal Raul Arraes, de 52 anos.
Psicólogo e instrutor do curso, Alex Ferreira destacou que a saúde mental e o bem-estar do servidor é uma preocupação da GCM. “A capacitação é um passo importante para a informação, prevenção e cuidado dentro da corporação. Muitas vezes, a gente está com o problema do nosso lado e não consegue perceber. Então, nós enfatizamos a questão da atenção e cuidado com o outro e observação dos sinais da depressão”.
Demais formações
Além desse curso, os agentes da GCM passam por constantes capacitações. Este mês, já foram formadas dez turmas de cursos como Técnicas e Procedimentos Operacionais no Uso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Retenção de Arma Curta Ostensiva; Técnicas e Procedimentos Operacionais no embarque e desembarque de veículos e na abordagem a pessoas e veículos; Ética, Direitos Humanos e Cidadania e Comunicação assertiva no âmbito da segurança pública, entre outros.