O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) fez uma indicação para que o Poder Executivo destine, previamente, recursos para obras de infraestrutura em ocasiões emergenciais causadas por fenômenos climáticos no Estado. O documento é endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues, com a solicitação de dotação orçamentária para a Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Em sua justificativa, o parlamentar citou fortes chuvas e secas severas que acontecem anualmente na Bahia. Relembrou os eventos do final de 2021, quando um total de 116 municípios foram afetados pelas chuvas, vitimando 20 pessoas e deixando mais de 31,4 mil desabrigados, 31,3 mil desalojados, além de outros 358 feridos. Ele também registrou o período de grande estiagem, em julho de 2022, quando 17 cidades do Sudoeste baiano decretaram situação de emergência.
O legislador fez a defesa ainda dos mecanismos de alertas e prevenção de catástrofes, como os relatórios de análise e previsão de tempo de institutos de pesquisas. “É urgente que o Estado da Bahia destine recursos no âmbito da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano para amparar a população nestes momentos de crise e intempéries, antecipadamente, e não apenas crie paliativos quando a tragédia já ocorreu”, disse Marcinho Oliveira.