sábado 23 de novembro de 2024
Foto: EFE/ Andre Borges
Home / DESTAQUE / Governo vai proibir envolvidos no 8 de janeiro de participar de licitações
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 10:57h

Governo vai proibir envolvidos no 8 de janeiro de participar de licitações

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Advocacia-Geral da União (AGU) determinou conforme publicou o portal O Antagonista, que pessoas e empresas envolvidas na invasão às sedes da República em 8 de janeiro sejam proibidas de participar de licitações e contratos com a administração pública. Um parecer de juristas do governo federal sobre a questão foi publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União, e deve ser seguido por todos os entes federativos, na administração direta ou indireta.

A AGU justifica que a contratação dessas pessoas físicas e jurídicas deve ser interpretada como incompatível com os princípios da moralidade, do interesse público e da segurança jurídica previstos na Constituição.

O texto reserva ao poder público federal — responsável pelas ações de reparação ao patrimônio público — o prazo de cinco anos para instaurar processo administrativo sobre o caso. O prazo de impedimento de participar de licitações varia de três e seis anos.

A “declaração de inidoneidade” feita pela AGU não causará a rescisão do contrato em aberto. Sua prorrogação, no entanto, será vetada pela atual Lei de Licitações de 2021.

Veja também

Trump escolhe gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta última  sexta-feira (22) o gestor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!