segunda-feira 23 de dezembro de 2024
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante encontro com seu homólogo uruguaio, em março - Foto: Evaristo Sá/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Política externa de Bolsonaro tinha atitudes infantis, diz ministro das Relações Exteriores
domingo 9 de abril de 2023 às 08:57h

Política externa de Bolsonaro tinha atitudes infantis, diz ministro das Relações Exteriores

MUNDO, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse de acordo com Fábio Zanin, da coluna Painel, que a diplomacia durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) tinha atitudes “infantis” nas relações com outros países.

“Busquei retomar princípios caros à política externa brasileira que foram deixados de lado nos últimos anos. Esses fundamentos foram substituídos, na gestão anterior, por retórica agressiva e por atitudes até infantis em relação a países cujos governantes tinham orientação política e ideológica distinta à do governo anterior”, disse ele, em entrevista à revista do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) do mês de março.

Segundo Vieira, o sectarismo do governo Bolsonaro representa a negação da diplomacia. “A antidiplomacia nada tem a ver com a tradição brasileira”, afirmou.

Um dos países com os quais a relação esfriou sob Bolsonaro foi a Argentina, governada por um presidente de esquerda, Alberto Fernández.

Veja também

Brasil pode ganhar com conflito entre EUA e China

Marcos Troyjo foi o negociador-chefe do Brasil para o acordo entre Mercosul e União Europeia, fechado inicialmente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!